Home Entretenimento Jornalistas lançam livro com histórias e reflexões sobre a Síndrome de Down

Jornalistas lançam livro com histórias e reflexões sobre a Síndrome de Down

251
0
SHARE

 

Evento acontece em parceria com a Associação Reviver Down, em Curitiba. 

As jornalistas Alice Gonçalves e Shamia Arialle lançam no próximo dia 28 (domingo), o livro “Vejo flores em você”, publicação que propõe uma reflexão sobre o papel essencial da inclusão das pessoas com Síndrome de Down (SD) na sociedade.

Por meio da história de vida de cinco personagens, a obra também presta um serviço explicativo e educativo sobre a SD. De acordo com as autoras, um dos principais objetivos é esclarecer detalhes importantes sobre o down, fazendo com que o leitor reflita sobre as diferenças, para que consequentemente possa viver melhor em sociedade. “É preciso entender que ser Down não torna uma pessoa limitada e dependente, mas sim que ela precisa de estímulos maiores e mais frequentes”, esclarecem.

O lançamento do livro, que tem apoio da Associação Reviver Down, contará com sessão de autógrafos, apresentações musicais e gastronomia (food truck). O evento é gratuito e acontece a partir das 14h, na sede da  associação, que fica na rua Francisco Alves Guimarães, 346 – Cristo Rei.

Publicada pela Editora Autografia, a obra poderá ser adquirida durante o evento por R$38.

Quem quiser também pode deixar reservado (via e-mail) neste caso o valor promocional é de R$35. Parte da venda será revertida para a Associação Reviver Down. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail livro.vejofloresemvoce@gmail.com ou pelo telefone (41) 99757-4286.

Serviço

Lançamento do livro “Vejo flores em você”

Quando: dia 28 (domingo), às 14h.

Local: Associação Reviver Down  – Rua Francisco Alves Guimarães, 346 – Cristo Rei – Curitiba

Informações: livro.vejofloresemvoce@gmail.com ou (41) 99757-4286.

Entrada gratuita.

Sobre a obra “Vejo flores em você” – Descrição do jornalista José Carlos Fernandes

Há livros que são como música – e não se deve dizer algo assim apenas dos livros bem escritos. Aqueles, em que as palavras parecem ser regidas por um maestro. Livros musicais são aqueles em que a páginas tantas encontramos uma frase que pede para ser repetida em voz alta. Não há maior alegria do que encontrar um trecho que parece escrito para a gente. Só nos resta o espalharmos por aí, dando- -o aos pedaços, num gesto desabrido de generosidade. Livros musicais são também intimistas qual o quê – feito um quarteto de câmara que toca variações para um único tema. Lemos em tom mais baixo – ou com falsetes – sempre na tentativa louca de ouvir os tons e semitons que existem na vida do outro. Vejo flores em você – de Alice Gonçalves e Shamia Arialle é um desses livros mágicos. Caberia numa partitura e na voz da banda mais bonita de qualquer cidade. Tem a virtude das melhores canções – as que repetimos como orações que podem nos sarar da cegueira; as que repetimos como orações que podem nos sarar da cegueira; as que repetimos para nos lembrar que há algo que não vemos e que alguém, sem afetação, mostrou como é que é. Nada mais down do que se deixar levar pela beleza escondida – justo a que pode nos salvar das certezas tolas. Entregue-se a essas linhas e verá.

Sobre a obra nas palavras das autoras

“Quando iniciamos o projeto queríamos mais do que fazer um livro, na verdade buscávamos fazer algo que fosse além do físico. Sentíamos a necessidade de expor algo que pudesse transformar (mesmo que minimamente) a nossa sociedade. Então foi esse desejo de “buscar um mundo melhor” que nos uniu para fazer esse livro-reportagem. O processo de criação deste material foi “mágico” (nada fácil) mas sem nenhuma dúvida nos transformou em seres mais humanos: florescemos”, palavras de Alice e Shamia.

Sobre a Associação Reviver Down

A Associação Reviver Down é uma entidade sem fins lucrativos que reúne pais, pessoas com síndrome de Down e profissionais afins interessados por uma causa comum de melhorar a qualidade de vida e proporcionar maiores oportunidades para essa parcela da população. A Associação Reviver Down foi fundada em 22 de maio de 1993 com o nome “Reviver Programa Down”, vinculado à Associação Metodista de Ação Social-AMAS, fruto da intenção de um pastor que havia perdido um filho com Síndrome de Down e da mãe de um garoto com síndrome de Down. Em 30 de Abril de 1996, pais e colaboradores fortificados e dispostos reuniram-se e fundaram a Associação Reviver Down. A Associação Reviver Down uniu-se ao Hospital de Clínicas da UFPR e criou em 13 de maio de 1997 o primeiro ambulatório para atendimento clínico para pessoas com síndrome de Down do Brasil e América Latina. A proposta do ambulatório está alicerçada no atendimento humanizado ena experiência de cada membro da equipe multiprofissional, atuando no diagnóstico, apoio e acompanhamento, além da prevenção e tratamento de patologias associadas e prepara a criança e sua família para a inclusão em todos os seguimentos da sociedade de forma significativa. A missão da Reviver Down é ser um elo de ligação entre a família e a sociedade para a integração e o reconhecimento da cidadania da pessoa com Síndrome de Down.

Fonte: Alice Gonçalves

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here