Paraná Imprensa

Festival Varilux de Cinema Francês 2017 exibe filmes participantes dos principais festivais internacionais de cinema em Curitiba

Festival Varilux de Cinema Francês 2017 exibe filmes participantes dos principais festivais internacionais de cinema em Curitiba

Festival Varilux de Cinema Francês 2017 exibe filmes participantes dos principais festivais internacionais de cinema em Curitiba
junho 13
18:15 2017

Varilux (1)

Produções francesas integrantes dos festivais de Cannes, Berlim e Veneza poderão ser vistas durante o evento, que acontece entre 13 e 21 de junho.

O Festival Varilux de Cinema Francês traz para Curitiba 19 produções inéditas, entre os dias 13 e 21 de junho. O evento segue em pleno crescimento e registra um recorde no Brasil, chegando a mais de 55 cidades, distribuídas em 21 estados e Distrito Federal.

Os maiores astros do cinema francês estarão presentes na seleção: o público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet e Cécile de France.

Outro destaque é à última atuação da inesquecível Emmanuelle Riva, falecida em janeiro último, em “Perdidos em Paris”.

Como nas edições anteriores, algumas cidades realizam sessões educativas e sessões de democratização em locais alternativos ou com pouco acesso a cinemas, gratuitas ou com preço especial. As sessões educativas estão previstas com o filme “A Viagem de Fanny”, de Lou Doillon, e o documentário “Amanhã”, codirigido por Cyril Dion e pela atriz Mélanie Laurent.

O Festival oferece ao público novas atividades paralelas este ano, com a organização de mesas redondas e sessões democráticas em varias cidades, em parceria com as Alianças Francesas do Brasil e ColaborAmerica, também para refletir sobre temas ambientais abordados em “Amanhã”. Sucesso na França, o filme já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas e premiado com o César de melhor documentário em 2016. Para realizar a obra, a dupla de diretores viajou por vários países para retratar pioneiros que reinventam agricultura, energia, economia, democracia e educação. Conheceram iniciativas positivas e concretas já funcionamento e que sinalizam o que pode se tornar o mundo no futuro.

Sucesso de público em 2016, quando levou 156 mil pessoas aos cinemas, o festival repete o formato do ano passado com duas semanas de exibição.

Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Em Curitiba, as sessões estão marcadas no Espaço Itaú de Cinema e no Cineplex Batel.

Serviço

Festival Varilux de Cinema Francês

Quando: de 13 a 21 de junho;

Onde: Espaço Itaú de Cinema – Shopping Crystal (Rua Comendador Araújo, 731 – Batel) e Cineplex – Shopping Novo Batel (Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel).

Mais informações no site http://variluxcinefrances.com/2017/

Fonte: PG1

Tags
Share

About Author

Redação Paraná Imprensa

Redação Paraná Imprensa

Conteúdo relacionado

0 comentários

Sem comentários no momento

Não existem comentários no momento, deseja publicar um?

Escrever um comentário

Escrever comentário


*

Elaine Belletti Willy Schumann João Baptista Herkenhoff
Sociedade Direito e Cidadania
     
Isabel Furini Carlos Zemek Werner Schumann
Entre livros e autores Arte e Cultura Berlinenses: o que acontece na capital alemã e na europa
     
Luiz Guilherme Jardim Júlio Ferraz Altenir Silva
Marketing Goles & Guloseimas #ficção-ponto-com
     
Yrit Sitnik