Cineastas do Paraná compõe a Mirada Paranaense, mostra do Olhar de Cinema. Confira os selecionados!

 

Longa 'Pasajeras' - Divulgação

11ª edição de um dos principais festivais de cinema do Brasil, que ocorre de 1º a 9 de junho, apresenta as produções paranaenses selecionadas


  

          Curitiba, maio de 2022 – A 11ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que ocorre de 1º a 9 de junho, divulgou os cineastas paranaenses que irão compor a Mostra Mirada Paranaense.


Neste ano, o evento retorna ao seu formato presencial, com parte da programação online, apresentando longas e curtas-metragens em diversas salas de cinema de Curitiba, sendo no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro, Curitiba); no Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial, Curitiba); no Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 124 – Centro Cívico, Curitiba); na Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Curitiba); e no Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba).


Uma das mostras que compõe o festival é a Mirada Paranaense, que convida o público a conhecer as primeiras produções de novos diretores e diretoras, assim como acompanhar obras inéditas de cineastas experientes, resultando em um panorama da produção audiovisual do Paraná.


Entre os longas selecionados para a mostra, estão “Pasajeras”, da diretora Fran Rebelatto, que gira em torno de um grupo de mulheres que vive e se desloca em territórios da fronteira entre Brasil e Paraguai; e “Upa, Neguinho!”, do diretor Douglas Carvalho dos Santos, filme construído ao redor da experiência na dança, na performance e do contato com as origens do bailarino Kunta Leonardo da Cruz.

Já entre os curtas-metragens, estão “Deus Me Livre”, de Carlos Henrique de Oliveira; “Esperanza”, de Hugo Lobo Mejía; “Falta Pouco”, de Wellington Sari; “O Hábito de Habitar”, de Nicolás Pérez; “Os Dias Depois”,  de Thiago Bezerra Benites; “Quarentena”, de Adriel Nizer e Nando Sturmer; “Último Ensaio”, de Bruno Costa; e “Valentina Versus”, de Anne Lise Ale e E. M. Z. Camargo.

Confira as sinopses completas das produções:

Longas-MetragensPasajeras (Brasil | 2021 | 72’) – Dir. Fran Rebelatto

Mulheres “paseras”, que vivem e se deslocam em territórios de fronteira, personagens que se fazem no chão entre Brasil e Paraguai. Todos os dias, de um lado a outro do rio Paraná, elas carregam sobrevivência e sonhos.

Longa 'Upa, Neguinho!' - Divulgação

Upa, Neguinho! (Brasil | 2021 | 53’) – Dir. Douglas Carvalho dos Santos

O longa convida o espectador a abandonar a visão folclórica sobre os Quilombos e acompanhar Kunta Leonardo da Cruz, um jovem artista, professor e pesquisador em dança, que nos conduzirá do chão batido do quilombo às salas das universidade.

Curtas-Metragens

Deus Me Livre (BRA| 2021 | 17’), Dir. Carlos Henrique de OliveiraPara enfrentar a pandemia no maior cemitério da América Latina, dois sepultadores brasileiros se apegam em suas distintas religiões.

Esperanza (BRA | 2022 | 14’), Dir. Hugo Lobo MejíaRecém chegado ao Brasil, Julen, um jovem cozinheiro venezuelano, vai a uma entrevista de emprego no refinado restaurante Esperanza. Ele se questiona se deve preparar uma pisca andina ou uma clássica omelete francesa. No restaurante, percebe que a chef espera que ele prepare algo de suas origens. Ávido pelo seu objetivo, ele cede e entra no jogo proposto.

Longa 'Upa, Neguinho!' - Divulgação

Falta Pouco (BRA | 2022 | 23’), Dir. Wellington SariMonique tenta fazer um podcast sobre duas jovens que sumiram no Panamá, em 2014. Wellington busca recuperar imagens gravadas durante um Ano Novo recente. Mas falta alguma coisa.O Hábito de Habitar (BRA, CHILE, HAITI | 2021 | 16’), Dir. Nicolás PérezAle e Santi, uma família de estudantes bolivianos residentes no Brasil, convivem no dia a dia com lembranças de onde moravam no passado. Juntos, um dia, eles decidem desenterrar essas memórias.Os Dias Depois (BRA | 2021 | 21’), Dir. Thiago Bezerra BenitesSandra é uma professora acadêmica confinada em seu apartamento durante a pandemia que assola o país. Com a morte de sua mãe, ela precisa lidar com a volta do irmão mais novo e com a burocracia do luto.

Quarentena (BRA | 2021 | 6’), Dir. Adriel Nizer e Nando SturmerBrasil. É noite. Mãe e filho descobrem que não estão sozinhos durante a quarentena.

Último Ensaio (BRA | 2021 | 14’), Dir. Bruno CostaComo foi que chegamos até aqui? Anos e anos desenvolvendo técnicas de auto sabotagem.

Valentina Versus (BRA | 2022 | 14’), Dir. Anne Lise Ale e E. M. Z. CamargoEra uma vez, em uma quest não tão distante, um grupo de gamers se reuniu em uma batalha épica para enfrentar Haters, Mi-mi-minotauros e Trolls na mais grandiosa e assustadora das masmorras: uma balada.

Curta  'Valentina Versus' - divulgação


Fique atento às novidades do festival pelo site oficial: https://www.olhardecinema.com.br

 A 11ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba tem patrocínio da Sanepar, Compagas, Copel, Uninter e Peroxidos do Brasil; apoio do Grupo Servopa, EBANX e Tintas Verginia; apoio cultural do Projeto Paradiso; e produção da Grafo. O projeto também tem recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba -, com realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

 

Serviço:11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de CuritibaData: 1º a 9 de junho de 2022Site oficialwww.olhardecinema.com.brRedes sociaisInstagram | Facebook | TwitterPatrocínio: Sanepar, Compagas, Copel, Uninter e Peroxidos do BrasilApoio: Grupo Servopa, EBANX e Tintas VerginiaApoio Cultural: Projeto ParadisoProdução: GrafoProjeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura


via assessoria

Comentários