26 de julho: Dia dos Avós! Dia de acessar em nossa memória essa coletânea de histórias inesquecíveis e agradecer!

 




Por Mylena Cooper*


      É provável que você, leitor, já não tenha mais um de seus quatro avós vivos. É possí­vel, até, que nenhum um deles. Deixe-me adivinhar, neste quar­teto especial, um ou dois marca­ram sua vida de forma mais in­tensa. Que saudade que dá da avó doce e meiga, que tinha sempre um bolo e um pão caseiro para nos esperar. Ou da avó engraça­da, dançante e piadista. Saudade do barulho da máquina de costu­ra e do cheiro da misturinha para engomar as roupas.

Ah! E aquele avô talentoso, que consertava qualquer brin­quedo ou carro, no cantinho en­graxado de ferramentas tão mis­terioso? Dá saudade dos avós jovens que brincavam no quintal e deles já velhinhos, contando as histó­rias, repetidamente. Das garga­lhadas vigorosas de quando ha­via vigor para isso e dos sorrisos mais serenos com olhos brilhan­tes, quando a vitalidade já estava se despedindo.

Com o tempo passamos a valo­rizá-los, pois antes simplesmen­te não reconhecíamos o valor de cada atitude. Hoje, sabemos o trabalho que dá para fazer o pão caseiro com bolo, a paciência que exige consertar algo (sem ajuda do Youtube). Valorizamos o quanto nos foi doado da vida deles, sem pressa. Imaginamos como batalharam para criar os muitos filhos em tempos de fral­das de pano, água de poço e sem desenhos animados!

Como desbravaram a indús­tria, o comércio, o lar, sem in­ternet. Como a casa era agradá­vel, as roupas limpas, a comida deliciosa, sem tantas máquinas e produtos. Avós são o ponto de encontro da família e quando se vão, esse ponto é interditado. Precisamos nos reestruturar com os dias, ho­rários e locais. Criamos um novo ponto de encontro que só nós enxergamos, com uma coletâ­nea de bons momentos, os quais acessamos frequentemente. Não conheço nada mais doce do que as marcas que os avós deixam na alma dos netos.

Hoje é dia dos Avós! Dia de acessar essa coletânea em nossa memória e agradecer!

                 *Mylena Cooper é diretora dos Crematórios Vaticano



Comentários