Sexta edição do “Junto & Misturado” oferece formação gratuita e experiência prática de venda em Shopping para cerca de 40 novos empreendedores

 


Foto: Divulgação


Nova edição do programa do Instituto SYN vai selecionar empreendedores para ocupação de Lojas Colaborativas entre agosto de 2025 e janeiro de 2026. Inscrições abertas até 6 de junho 



          O Instituto SYN, em parceria com o Sebrae-SP e o Instituto Ecoar, acaba de abrir as inscrições para a nova edição do projeto Junto & Misturado.


Trata-se de uma iniciativa de impacto social que une capacitação gratuita em empreendedorismo e uma experiência prática de seis meses no varejo físico.

As inscrições já estão abertas e vão até 6 de junho. Os selecionados atuarão nas lojas colaborativas do projeto de agosto de 2025 a janeiro de 2026. 


Espaço de venda em shoppings da capital e do ABC 

Os participantes terão a oportunidade de comercializar seus produtos em lojas colaborativas localizadas dentro de shoppings administrados pela SYN: Grand Plaza Shopping (Santo André), Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista) e Tietê Plaza Shopping (Zona Norte de São Paulo). As lojas são espaços estruturados para impulsionar pequenos negócios autorais, promovendo visibilidade, profissionalização e geração de renda. 


Formação empreendedora completa e gratuita 

Além do espaço físico, os selecionados passam por uma jornada de formação promovida pelo Sebrae-SP, com conteúdos sobre gestão financeira, marketing, precificação, vendas, atendimento ao cliente e desenvolvimento pessoal. O foco do programa é apoiar microempreendedores – principalmente mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade – a desenvolverem seus negócios com autonomia e propósito. 

 

Impacto comprovado e histórias inspiradoras 

Iniciado em 2021, o programa nasceu voltado ao fomento do empreendedorismo feminino. Deste a primeira edição, já passaram pelo programa mais de 200 mulheres, tornando-se uma importante porta de entrada para o varejo, com resultados concretos: aumento de vendas, fortalecimento de marcas próprias e até mesmo a abertura de lojas independentes após a participação no programa. Os negócios selecionados incluem moda, acessórios, arte, decoração, cosméticos naturais, entre outros segmentos criativos. 

Para se ter uma ideia, em 2023, mais de 60 mulheres ocuparam as lojas Junto e Misturado com suas marcas, vendendo mais de 16 mil itens e gerando uma receita de aproximadamente R$ 882 mil, 16% acima do primeiro ano da ação. O sucesso levou o ISYN, então, a ampliar as Lojas Colaborativas, em 2024, integrando também homens ao programa. O resultado foram 56 empreendedores participantes nas duas edições de 2024.  


O público participante é formado na grande maioria por mulheres entre 35 e 65 anos, muitas delas mães que já deixaram o mercado formal e encontraram no programa uma forma de gerar renda com suas habilidades. Isso mostra o potencial do projeto na transformação social ao oferecer a oportunidade para as pessoas retornarem ao mercado de trabalho, conciliando a rotina da família com uma profissão.   


Segundo Grasiela Caldeira, Coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto SYN, o objetivo é “dar visibilidade, dignidade e oportunidades reais para quem quer empreender, com propósito e impacto social positivo”.  


Vale destacar que nas duas últimas edições, 13 empreendedoras retornaram ao programa como mentoras das novas turmas. Isso demonstra a capacidade do programa de criar uma corrente do bem. “A volta de participantes nos trouxe uma forma de aumentar o impacto positivo e de trazer oportunidades para compartilharem suas experiências e aprendizados com outros empreendedores”, complementa Grasiela.  


Como participar 

Os interessados devem se inscrever no site do Instituto SYN (institutosyn.org.br) ou acompanhar as redes sociais do ISYN para mais informações e acesso ao formulário de inscrição. A seleção inclui análise do perfil do negócio e de seus produtos, entrevistas e critérios de impacto social. 



Serviço 

Período de inscrição: até 6 de junho de 2025 

Duração do ciclo nas lojas: agosto de 2025 a janeiro de 2026 

Locais: Grand Plaza Shopping, Shopping Cidade São Paulo e Tietê Plaza Shopping (todos administrados pela SYN) 

Inscrições e mais informaçõesinstitutosyn.org.br. Facebook, Instagram e Linkedin: @institutosyn. 

 

Sobre o Instituto SYN  

O Instituto SYN é a área social do Grupo SYN, especialista no mercado imobiliário comercial brasileiro. Por meio de parcerias estratégicas, o ISYN promove projetos e ações de responsabilidade social focados em quatro pilares de atuação: Geração de Renda, Cultura, Educação e Voluntariado.  


As iniciativas apoiadas pelo Instituto SYN são direcionadas às comunidades dos entornos dos shoppings centers, empreendimentos comerciais e galpões administrados pela SYN, localizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santo André. Empreendendo ações que possam gerar renda, aprendizagem e capacitação profissional, o ISYN busca colaborar para a mobilidade e inclusão social no Brasil.  


Em 6 anos de atuação, o Instituto já impactou mais de 1.600.000 pessoas, com um investimento na ordem de R$ 21 milhões. Saiba mais em: www.institutosyn.org.br e siga o @institutosyn nas redes sociais para conhecer todas as iniciativas. 


via assessoria


Comentários