4 dicas para planejar seu espaço gourmet

 A arquiteta Mariana Stockler dá dicas para projetar este ambiente da melhor forma 



A área gourmet é um espaço que se popularizou nos projetos por ser própria para a recepção de convidados e confraternizações. Por conta da pandemia, as pessoas passaram a valorizar mais as reuniões em casa, e o espaço gourmet vem ganhando maior atenção e sendo mais procurado nos projetos.


A arquiteta Mariana Stockler dá dicas para o projeto deste ambiente e como conseguir unir beleza e funcionalidade.




1 - Revestimentos ideais para o espaço gourmet


Os pisos mais recomendados são os de fácil limpeza e resistentes ao calor, como os de cerâmica e porcelanato. Nas bancadas, o revestimento utilizado precisa suportar altas temperaturas, além da umidade. Os materiais usados são o granito, o quartzito e os sintéticos. 


A arquiteta diz que se o espaço for aberto, é importante observar que os revestimentos poderão sofrer com as ações do sol e chuva. "O ideal é optar por materiais duráveis, que resistam a essas ações e que sejam de fácil manutenção," explica.






2 - Mobiliários para deixar o ambiente funcional


Um dos principais objetivos do espaço gourmet é proporcionar refeições em família ou amigos. Mesas e cadeiras são elementos essenciais no projeto, e podem ser escolhidas de acordo com o espaço disponível e estilo do ambiente. "Nos ambientes menores, a mesa que já sai da própria bancada pode ser uma boa alternativa," indica Mariana.


As bancadas, além de serem utilizadas para cozinhar, podem servir de balcão para refeições e interação entre os convidados. Por isso, Mariana diz que dispor de banquetas é uma ótima opção para aproveitar o espaço.


"Para oferecer mais conforto, é interessante investir em sofás ou poltronas, que decoram o local e também atribuem mais lugares para convidados se sentarem," comenta a arquiteta.






3 - Eletrodomésticos 



Os eletrodomésticos que irão compor o ambiente dependem muito da necessidade que a pessoa tem naquele espaço. O ideal é pensar em qual será a função daquele ambiente, se será um espaço de apoio para a cozinha ou se a cozinha será na própria área gourmet. Se já houver uma cozinha equipada, o espaço pode ter apenas eletrodomésticos que auxiliam no preparo de refeições para convidados, não havendo a necessidade de possuir todos os eletrodomésticos básicos.


O uso de eletrodomésticos adicionais também vai depender da rotina e preferências dos moradores. Se for um espaço de degustação de vinhos, uma adega pode ser interessante. Quem gosta de cerveja, pode adquirir uma cervejeira. 






4 -  Decoração


O espaço gourmet pode ser na varanda, na área externa ou até mesmo dentro de casa, portanto não existe regra na hora de decorar este espaço, o ideal é pensar nas necessidades de cada local.

"Se houver integração a outros ambientes, é indicado harmonizar a decoração entre os espaços. Na área externa e ambientes com piscina, a decoração pode ser mais rústica. Também é possível ousar e criar um espaço despojado e moderno, de acordo com o estilo de cada um," finaliza Mariana. 





Serviço: 

Instagram: @marianastockler.arquiteta

Facebook: @spstudiodearquitetura

Site: www.spstudio.arq.br 


(via assessoria)


Comentários