Fisioterapia Respiratória Atualizações em Suporte Ventilatório: Terapia de Alto Fluxo

 

Fisioterapia Respiratória 





 

A Faculdade Inspirar, em parceria com a Getinge, Globalmed, Cepeti e Hoffman, promove um evento online e gratuito sobre Terapia de Alto Fluxo.  

A apresentação do bate-papo será feita pelo Mauricio Felix Oronoz, com comentários do Dr. Álvaro Rea-Neto, Dra. Leriane Leuzinski, Dra. Maira Maturana e Dr. Esperidião Elias Aquim - e acontecerá dia 30/03, às 19h. 

A conversa irá abordar uma atualização sobre o suporte ventilatório, seu funcionamento e ensinará os participantes a configurar o ventilador para a execução da técnica. 

 

Terapia de Alto Fluxo 

A Terapia de Alto Fluxo é uma técnica que fornece para o paciente suporte respiratório em respiração espontânea com fluxo de gás de até 60 litros por minuto - a entrega desta quantidade de gás é feita através de uma elaborada e tecnológica cânula nasal. 

No entanto, o fluxo de 60 litros é uma ventilação muito alta para os pacientes, e por esse motivo, o gás entregue é aquecido, umidificado e está dentro de todas as condições fisiológicas que o corpo necessita. “O princípio da terapia é entregar esse gás a 37 graus para evitar que o paciente vá para o ventilador mecânico e tenha complicações que podem ser lesão pulmonar, complicações sistêmicas, bem como a demora no processo de reabilitação”, informa Mauricio Felix Oronoz, fisioterapeuta e especialista de produto da empresa Globalmed. 

Entre as outras possibilidade de uso da Terapia de Alto Fluxo está a utilização depois da ventilação mecânica, com o objetivo de proporcionar um tratamento fisiológico para o paciente quando ele sai do ventilador. “Essa tem sido uma aplicação muito forte do Alto Fluxo agora na pandemia, mas o procedimento não se restringe só a adultos, ele também atende o público neonatal e pediátrico sendo uma terapia bem interessante para toda categoria de paciente”, ressalta Oronoz. 

O Alto Fluxo é uma terapia altamente inovadora e muito simples, porque diferente do ventilador pulmonar que precisa de vários ajustes, no Alto Fluxo os únicos ajustes necessários são: a oferta de oxigênio e eventualmente alguma mudança no nível da temperatura para gerar mais conforto para o paciente. “Por esse motivo a técnica acaba sendo muito prática, objetiva e confortável para o paciente, além de simplificar o atendimento na unidade de terapia intensiva e durante a internação, fato que otimiza o tempo e permite que se tenham mais atendimentos”, evidencia o fisioterapeuta. 

Entre os outros benefícios do uso da Terapia de Alto Fluxo estão: 

  • Aumento da oxigenação e do volume pulmonar expiratório final; 
  • Conforto para o paciente; 
  • Economia trazida ao hospital e à sociedade; 
  • Facilitação dos processos de saída do ventilador; 
  • Melhora na ventilação, troca gasosa e depuração do muco; 
  • Redução da frequência respiratória. 

Vale ressaltar que a Terapia de Alto Fluxo vem sendo utilizada com excelentes resultados no tratamento em pacientes de Covid, mas também pode ser empregada como recurso terapêutico para outras patologias, como: Apneia Obstrutiva do Sono, Bronquiolite e demais doenças que afetem pacientes em todas as faixas etárias, sendo no período neonatal, pediátrico e adulto.  

 

Serviço: 

Live - Atualizações em Suporte Ventilatório: Terapia de Alto Fluxo 

30/03/2021 

19h às 20h30 (horário de Brasília) 

On-line e gratuito 

Inscrições: https://inspirar.com.br/suporte-ventilatorio 

 

 


via assessoria

Comentários