A Duratex S.A. completou 70 anos no
último dia 31 de março com uma história de grandes conquistas pautadas na
constante evolução de seus processos de gestão, em uma cultura organizacional
robusta, no crescimento por meio de investimentos em novos negócios e constante
aprimoramento industrial, com foco no desenvolvimento sustentável do negócio. A
companhia atua por meio de suas marcas Deca, Hydra, Ceusa, Durafloor, Duratex e
Portinari e chega aos 70 anos com mais de 13 mil colaboradores, distribuídos por
suas unidades no Brasil e na Colômbia.
Reconhecida por sua solidez
financeira, a Duratex encerrou o ano de 2020 com receita líquida de R$ 5.879,6
milhões, 17,3% acima do mesmo período de 2019, resultado mais significativo na
história da companhia. Mesmo diante de um cenário bastante desafiador em meio à
pandemia do novo coronavírus, o desempenho positivo obtido pela companhia é
fruto de uma grande agenda interna, que ganhou mais força ao longo dos últimos
5 anos, e do contínuo aquecimento da demanda e da rápida adequação às
externalidades ao longo de 2020. O ganho de market share em todas as divisões
de negócio, bem como os reajustes de preços e melhorias operacionais,
impulsionaram as margens da companhia.
Ao longo de sua história, o compromisso
com a responsabilidade ética e a promoção do desenvolvimento sustentável também
permitiram à Duratex, por 13 anos consecutivos, integrar a carteira do ISE
(Índice de Sustentabilidade Empresarial) na BM&FBovespa, importante ferramenta
de análise da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da
sustentabilidade corporativa, baseada nos pilares de eficiência econômica,
equilíbrio ambiental, justiça social e governança. Além de fazer parte de um
seleto grupo denominado Novo Mercado, composto por empresas com o mais elevado
padrão de governança corporativa do Brasil.
“Nossa trajetória é marcada por uma forte veia
empreendedora, o que nos fez trilhar um caminho de crescimento sustentável
ancorado no propósito de desenvolver soluções para melhor viver. Aqui na
Duratex, acreditamos que os bons resultados são fruto de um trabalho coletivo e
nossa principal força são os nossos colaboradores. Essa sinergia e valorização
das pessoas, aliadas à solidez financeira alcançada graças a uma estratégia com
foco no longo prazo, nos dão inúmeros motivos para celebrar o marco dos 70 anos
da companhia”, afirma Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex.
A história da companhia começa em
1951 já como empresa de capital aberto e como uma das primeiras indústrias de
materiais base criadas no país. Os empresários Eudoro Villela e Nivaldo Coimbra
de Ulhoa Cintra, com auxílio do banqueiro Alfredo Egydio de Souza Aranha, enxergam
a possibilidade de manufaturar, em território nacional, chapas de fibra de
madeira, produtos até então importados da Suécia. Em pouco tempo, a Duratex já
atendia ao mercado nacional e iniciava sua atuação estrangeira, exportando o
primeiro lote de chapas de fibra de madeira para os Estados Unidos. Os anos
seguintes foram de expansão, ampliação de capacidade produtiva e diversificação
dos negócios, estratégia que norteia a caminhada da empresa até os dias atuais.
Desde 2013, Antonio Joaquim de
Oliveira responde como CEO da Duratex. O executivo é um dos principais
responsáveis por liderar um novo ciclo de planejamento, ambicionando
crescimento e transformação, com metas e estratégia de atuação estabelecidas
até 2025.
O plano estratégico é constituído
por três eixos principais: Negócios Atuais, Novos Negócios e Inovação &
Transformação Digital. No primeiro, a intenção da companhia consiste em
consolidar seus resultados, com a meta de, até 2022, elevar a receita líquida
em R$1bi.
Quanto aos Novos Negócios, a
companhia definiu como objetivo o desenho de um plano de crescimento
inorgânico. O processo é pautado pela expansão da atuação da Duratex para novos
segmentos sempre respeitando a aderência ao propósito da companhia de oferecer
soluções para melhor viver. Para estimular a inovação e a transformação
digital, a empresa prevê a execução do plano de ação definido ainda em 2020. A
estratégia tem foco na experiência dos clientes, contando com projetos que
tragam flexibilidade, agilidade e simplificação, levando a uma maior fidelização.
Como parte também da estratégia
de inovação e transformação digital, a companhia aposta na aproximação do
ecossistema empreendedor, trazendo startups que tenham sinergia para
participar do processo de transformação. Por fim, a Duratex também tem foco na
modernização de suas plantas, empenhando mais competitividade, segurança e
flexibilidade à operação industrial. Um exemplo é a fábrica de revestimentos
cerâmicos de Urussanga-SC, a primeira fábrica integralmente inserida no
conceito 4.0 do país.
“Esse espírito de crescimento
contínuo, de ética e de valorização profissional fazem com que a Duratex seja
uma grande referência no Brasil e no mundo por todo legado que está deixando e
que ainda está em construção. Tenho certeza de que essa continuará sendo uma
história de muito sucesso”, finaliza Antonio Joaquim. (via assessoria)
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