Parques estaduais fecham durante feriados de Natal e Ano Novo

 

Foto: Denis Ferreira Netto

Unidades de Conservação abertas a visitação ficam fechadas nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro. Nas demais datas, funcionam normalmente.



      O Instituto Água e Terra (IAT) informa que os Parques Estaduais do Paraná não irão receber visitantes nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro. Nas demais datas, as Unidades de Conservação funcionam normalmente, até às 17 horas, fechando apenas nas terças-feiras para manutenção.

Ao todo, são 24 espaços abertos à visitação no Estado, de acordo com a Portaria IAT nº 313/2021. O diretor de Patrimônio Natural do Instituto, Rafael Andreguetto, ressalta que as medidas sanitárias ainda precisam ser respeitadas nas unidades.

“Não podemos esquecer que ainda estamos em pandemia e todas as medidas de distanciamento e controle sanitários devem continuar. Não esqueçam de usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento adequado de outras pessoas”, avisa o diretor. “É importante que as pessoas se divirtam, mas evitem o contágio do coronavírus”.

O diretor destaca, ainda, que passeios em trilhas demandam ainda mais cuidados, por ser uma época chuvosa. “Este é um período com grande incidência de chuvas, principalmente no final da tarde. Então é importante que levem celular com bateria carregada, água e alimentação caso tenham que permanecer mais tempo nas trilhas do que o previsto, e que também levem capa de chuva, roupas adequadas e lanterna, principalmente em ambientes de montanhas”, orienta.

NATUREZA – De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, locais abertos com atrativos naturais têm sido a grande procura da população para momentos de lazer.

“A pandemia nos mostrou que o turismo que mais vai crescer no mundo é o de grandes negócios ligados à natureza e o Paraná tem belezas naturais em todo o Estado. A Secretaria tem buscado atender essa demanda com a ideologia do turismo sustentável, ou seja, quem usa, cuida”, afirma.

CAPACIDADE – Cada Parque Estadual tem uma capacidade de visitação, também descrita na Portaria IAT nº 313/2021.

INTERDITADO – Apenas o Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), permanece fechado para visitação devido às obras de reparos na trilha.


(via AEN)

Comentários