Robô da China vai investigar 'cabana misteriosa' na Lua

 


Estrutra em formato de cubo foi registrada pelo rover Yutu-2 durante trabalho na cratera Von Kármán. 'Seria uma casa construída por alienígenas?', brincou site ligado à Agência Espacial Chinesa

        PEQUIM — O rover chinês Yutu-2 deu início a uma missão para se aproximar de uma estrutura em formato de cubo registrada por ele na Lua. Por meio de uma imagem captada em novembro, enquanto o robô trabalhava na cratera Von Kármán, especialistas estimaram que o objeto estava a 80 metros de distância do Yutu-2.

O canal de divulgação científica Our Space, afiliado à Agência Espacial Chinesa, descreveu a estrutura como uma "cabana misteriosa''. Em tom de brincadeira, o site publicou: "Seria uma casa construída por alienígenas após o pouso forçado? Ou uma espaçonave pioneira dos predecessores que exploram a Lua?".

De acordo com o jornalista Andrew Jones, que acompanha o programa espacial chinês, embora o cubo provavelmente não seja moradia para alienígenas, vale a pena conferi-lo mais de perto. A aproximação demora de dois a três dias lunares, o equivalente a um período de até três meses na Terra.

O explorador robótico está operando no Pólo Sul-Aitken do satélite desde de janeiro de 2019. Ele é movido a energia solar e fica desativado durante a noite lunar, que dura duas semanas terrestres. Até o momento, percorreu 840 metros e enviou cerca de 3,6 terabytes de dados para pesquisadores.

Comentários