NanoEV GM – General Motors – o carro elétrico mais barato do mundo / Imagem Google
General Motors pulveriza o menor e mais barato carro elétrico do mundo: conversível Mini EV Cabrio atinge 300 km por carga e vira fenômeno de vendas com seu preço de apenas 3000 euros
A joint venture SAIC-GM-Wuling produziu um dos carros elétricos que virou fenômeno na China, o Wuling Hong Guan Mini EV. Este carro elétrico mais barato do mundo é tão popular entre os motoristas chineses que a General Motors fez um modelo conversível para 2022, o novo Wuling MINI EV Cabriolet tem apenas três metros de comprimento, roda 300 km por carga e atinge 100 km/h. O minúsculo veículo foi uma aposta ousada da GM para um nicho de mercado estranho, em que coisas que copiam a identidade de produtos famosos ganham notoriedade pela clonagem explícita, como é o caso recém anunciado pelo Click Petróleo e Gás, em que uma montadora chinesa clonou a icônica Kombi da Volkswagen, logo após fabricar descaradamente uma cópia elétrica do Fusca.
O Mini EV alcançou tanta popularidade que é comparado com o Tesla Model 3. O mini carro urbano despretensioso e com preço bem baixo, custa dez vezes menos que o seu concorrente.
GM simplesmente viu 270.000 unidades serem vendidas em apenas nove meses. Com sede em Liuzhou, a Wuling, a montadora da GM, está botando as mangas de fora e lança no mercado a versão conversível do carro elétrico mais barato do mundo, seu “irmão” Mini EV Cabrio.
Confira baixo o menor e mais barato carro elétrico do mundo!
O Mini EV Cabrio está recebendo o mesmo motor elétrico de 26 cavalos de potência que o coupé. Com 3,059 m de comprimento, 1,521 m em largura, 1,614 m em altura e 2,010 m na distância entre eixos, o suficiente para arrumar quatro lugares a bordo, o Hongguang Mini EV é o veículo urbano ideal para clientela muito jovem que procura um meio de transporte para as voltas de todos os dias na cidade, ao preço mais baixo possível. A carroçaria Cabrio acrescenta os prazeres da condução a céu aberto e estilo.
O Mini EV faz tanto sucesso na China que a General Motors quer comercializá-lo na Europa
Com a Shanghai-GM por trás, o Mini EV significa que não é um clone sem qualidade, feito por uma montadora rústica do interior da China, mas sim um player pronto até para ir além das fronteiras do país.
A ambição da divisão chinesa é atingir 1,2 milhão de unidades vendidas em 2022! Isso é quase como todas as montadoras de elétricos do país em 2020.
Com vendas 100% online, a marca chinesa fala diretamente com os clientes, ouvindo os consumidores e fabrica o que eles querem, como a versão Macaron (cores alusivas a frutas e doces), enquanto oferece 20 cores e um monte de adesivos para personalização, inexistente nas marcas tradicionais.
Tal é o entusiasmo que a SAIC e a General Motors têm pelo seu sucesso que querem comercializá-lo na Europa. Para isso, eles já estão em negociações com uma empresa na Letônia para alcançar custos competitivos de fabricação.
Indo nesse caminho, o Mini EV é um sério candidato a carro elétrico mais vendido do mundo, que custa dez vezes menos que o modelo americano, o que faz Tesla tremer.
Montadora chinesa clona a icônica Kombi da Volkswagen, logo após fabricar descaradamente uma cópia elétrica do Fusca
A indústria chinesa ainda não abandonou alguns velhos hábitos, e a multinacional Volkswagen não ficou nem um pouco lisonjeada com a fabricante de carros elétricos ORA, que faz parte do grupo Great Wall Motors. A marca apresentou recentemente um clone do Fusca no Salão do Automóvel de Xangai. Nomeado de ORA Punk Cat, o veículo tem os mesmos traços do icônico carro da montadora VW. Como se não bastasse, outra montadora chinesa, a SongSang Motors, fez o clone da icônica Kombi, será que vai dar “pano para manga”?
A montadora chinesa lançou um novo modelo inspirado em um já existente. Neste caso é a SongSang Motors que apresentou o SS Summer, uma van com design retrô claramente baseado na Volkswagen Kombi ou Tipo 2, conforme pode ser visto abaixo.
O clone da icônica Kombi tem quase 5 metros de comprimento e acrescenta a possibilidade de elevar a altura do interior através do conceito de teto removível, como foi feito na antiga VW Kombi equipada pela Westfalia. Porque quando se tratava de copiar, os chineses o completavam.
Seu motor é híbrido e é dado por um propulsor elétrico e outro turbocompressor de 1,5 litros turbinado, com o qual atinge uma potência combinada de 320 cv, com um alcance de 550 km (segundo o fabricante).
Essa “belezura” não é barata para bolsos ocidentais: tem um preço de 288 mil yuan (cerca de R$ 45 mil), e as primeiras entregas desse modelo serão feitas em 2022.
Volkswagen quer processar montadora chinesa por fabricar descaradamente uma cópia elétrica do icônico Fusca
É possível perceber que a ORA se inspirou – para não dizer que copiou descaradamente – os traços do Volkswagen Fusca em seu novo Punk Cat. O capô com design curvo, os faróis arredondados e o desenho da parte traseira, com direito a lanternas ovaladas, remetem ao velho besouro.
O interior do ORA Punk Cat também faz lembrar o Fusca, já que é equipado com um volante de três raios e com instrumentos e mostradores em formato circular. Apesar da pegada retrô, o interior oferece tela de multimídia e console central em balanço.
Mas a criação desse carro com “sensação de máquina do tempo”, como disse a própria ORA, não agradou nem um pouco à Volkswagen.
A Volkswagen não foi a única “refém” dos chineses, a montadora SongSang Motors também clonou na cara de pau o Chevrolet Corvette de primeira geração
Não é a primeira vez que a SongSang Motors se arrisca em uma cópia, no ano passado ela revelou no Beijing Motor Show o modelo SS Dolphin que é descaradamente uma cópia do Chevrolet Corvette de primeira geração.
Muitos viram como uma espécie de homenagem, trazendo para esta época um modelo icônico, mas com motorização elétrica.
Comentários
Postar um comentário