Russos e ucranianos se enfrentam perto de Chernobyl, onde há um depósito de resíduos nucleares

 

Soldados ucranianos treinam para guerra perto da usina nuclear de Chernobyl em 4 de fevereiro de 2022 — Foto: Reuters

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que há forças do país que tentam evitar que as tropas russas capturem a antiga usina nuclear.

                  As autoridades ucranianas informaram que há combates perto do depósito de resíduos nucleares de Chernobyl, onde as forças russas chegaram depois de cruzar a fronteira da Belarus com a Ucrânia.

De acordo com um assessor do ministério do Interior ucraniano, Anton Guerashtshenko, as "tropas dos ocupantes entraram na zona da usina de Chernobyl por Belarus".

"Os membros da Guarda Nacional que protegem o depósito oferecem uma resistência obstinada", disse ele no Telegram.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que há forças do país que tentam evitar que as tropas russas capturem a antiga usina nuclear.

Um dos reatores explodiu em abril de 1986. As emissões nucleares do acidente foram equivalentes às emissões de 400 bombas como a que foi lançada em Hiroshima, no Japão, no final da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, 30 pessoas morreram.

A região ao redor da antiga usina não é habitável e é conhecida como Zona de Exclusão.


Tropas partiram da Belarus

Vadym Prystaiko, o embaixador da Ucrânia no Reino Unido, disse em um pronunciamento que considera que a Belarus, de onde partiram as tropas em direção à Zona de Exclusão de Chernobyl, traiu a Ucrânia.

O presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, disse que pediu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para fortalecer a região ocidental da Belarus.

Ele disse que as forças armadas de seu país não estão envolvidas nos confrontos.

O espaço aéreo belorusso foi fechado para aviação civil.

Fonte: G1

Comentários