Ocupação te(a)tralogia


Documentário te(a)tralogia - fotos: Elenize Dezgeniski

A Rumo de Cultura, a partir do dia 30 de março de 2022, realiza uma ocupação no Festival de Curitiba, dentro do Interlocuções, do projeto Te(a)tralogia.  As ações que integram a ocupação acontecem na Sala Black Box, do Centro Cultural Sistema FIEP – unidade Paula Gomes. Toda a programação é gratuita.

 


             Durante uma semana acontecem apresentações da peça PEOPLE vs. PEOPLE, oficina de dramaturgia, cabines de escuta da áudio série PEOPLE vs. TESLA e o pré-lançamento do filme documentário Te(a)tralogia.

 

Te(a)tralogia é um projeto de investigação e construção de 4 peças de teatro e ações expandidas com um mesmo grupo de artistas. O projeto que segue em andamento, teve início em 2016 e já realizou a peça LOVLOVLOV – destaque no Festival de Teatro de 2017, PEOPLE vs. PEOPLE e está em processo de construção das últimas duas montagens. 

 

O público que for a Sala Black Box do SESI terá contato com o pensamento e proposições dos artistas através de diversas ações propostas para a Ocupação. 

 

Em PEOPLE vs. PEOPLE uma entrevista aparentemente comum aos poucos se transforma em julgamento. Na peça, os dois atores explicitam a manipulação de discursos que, retirados de seus contextos, podem incriminar e condenar. 

 

A áudio série PEOPLE vs. TESLA – peça elétrica para ondas de rádio revela ao ouvinte, em três capítulos, os últimos momentos da vida do inventor Nikola Tesla, em uma saga que aguça os sentidos do espectador utilizando a tecnologia binaural.

 

Foto: Elenize Dezgeniski

Para Interessados por dramaturgias criadas por atores, o projeto oferece o Laboratório In vitro para O Coveiro - um laboratório onde o grupo participante  irá escrever coletivamente e ver sua escrita imediatamente realizada pelo intérprete. A escrita in loco e sua realização imediata pelo intérprete tem como intuito a aproximação do labor dramatúrgico e sua realização em cena. 

 

E, ainda, haverá a pré-estreia nacional do longa documental Te(a)tralogia. Desde 2016, 12 pessoas trabalham na criação de 4 peças. Em 2021, este grupo se reúne em um filme documentário a fim de elaborar questões sobre a construção de cena e suas ligações com a vida. Te(a)tralogia abre os arquivos pessoais dos artistas, de memória e especificidades do fazer teatral. Partindo de uma esfera íntima, se espraia em questões universais de modos e meios do viver teatral, a partir do processo de criação e montagem da cena. O convite feito ao espectador é que, pelo processo de construção de 4 peças, adentre no mundo teatral, suas lógicas, línguas e pulsos. Abrangendo todas as especificidades da cena, o filme compartilha o encontro deste grupo de artistas, suas relações e agenciamentos. Um longa metragem sobre teatro. Um documento sobre pessoas e peças.

 

A ocupação compartilha com o público lógicas e procedimentos de montagens dos trabalhos teatrais que estão sendo gerados continuamente nos últimos 6 anos por 12 artistas. É um convite para que o espectador possa emergir num mundo onde suas percepções possam ser alteradas.


 

Foto: Lídia Ueta

 

EQUIPE DE CRIAÇÃO

 

Augusto Ribeiro + Beto Bruel + Cindy Napoli + Diego Marchioro + Edith de Camargo + Elenize Dezgeniski + Elke Siedler + Fernando de Proença + Isabel Teixeira + Nadja Naira + Paulo Vinícius + Renata Roel

SERVIÇO

Ocupação te(a)tralogia 

(Interlocuções)

 

Local:

Centro Cultural Sistema FIEP - Sala Black Box

(Rua Paula Gomes, 270 | Edifício Dr. Celso Charuri | São Francisco |, Curitiba - PR, 80510-070 - Info: (41) 3271-9560 / (41) 99876 - 3596 )

 

ENTRADA FRANCA * ingressos a partir de 1 hora antes de cada sessão - sujeito a lotação 

 

Apresentações: 

PEOPLE vs. PEOPLE – uma peça de Diego Marchioro; Fernando De Proença e Isabel Teixeira; Direção Isabel Teixeira 

 

Dias: 

30/03 – 19h

31/03  – 19h

01/04 – 19h

02/04 – 19h

04/04 – 19h                                                

 

Pré-estreia  – documentário: 

Te(a)tralogia – de Diego Marchioro e Fernando de Proença 

 

Dia: 05/04 – 19h 

 

Oficina:

Laboratório de dramaturgia In Vitro para O Coveiro – de Diego Marchioro; Fernando De Proença e Isabel Teixeira 

(Ministrantes Diego Marchioro e Fernando de Proença)

Dias: 1 e 2 de abril, das 14 às 18h 

20 vagas 

(inscrições: linktr.ee/rumodecultura)

 

SAIBA MAIS:

www.rumodecultura.com

Instagram: @rumodecultura | Facebook: rumodecultura

 

via assessoria

Comentários