Balé Guaíra e Orquestra Sinfônica apresentam Terra Brasilis para alunos da rede pública estadual

 

Balé Guaíra e Orquestra Sinfônica se apresentam para alunos da rede pública estadual -
Foto: Kraw Penas/SECC

A iniciativa faz parte do programa Teatro Guaíra para Todos, que tem levado obras dos corpos artísticos do CCTG para apresentações públicas gratuitas em Curitiba e em municípios do Interior do Estado


        Depois de um feriado com três dias de casa lotada, o grande auditório do Teatro Guaíra recebe esta semana crianças da rede pública estadual para três apresentações do Terra Brasilis, novo espetáculo do Balé Guaíra com a Orquestra Sinfônica do Paraná. A iniciativa faz parte do programa Teatro Guaíra para Todos, que tem levado obras dos corpos artísticos do CCTG para apresentações públicas gratuitas em Curitiba e em municípios do Interior do Estado.

A estimativa é de que quase cinco mil crianças passem pelo teatro nos três dias de apresentação. Na plateia estão crianças de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental II. Antes de iniciar cada sessão, o diretor artístico do CCTG, Áldice Lopes, faz uma pequena introdução didática para os estudantes sobre a composição da obra. 

A nova coreografia do BTG faz um diálogo com a construção da identidade brasileira a partir da dança contemporânea e da música barroca. A ideia para o trabalho surgiu a partir de duas datas importantes para a história nacional: o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. 

Essa é a primeira vez que a Orquestra e o Balé se apresentam juntos no palco do Guairão depois de mais de dois anos. Os bailarinos ensaiaram por mais de 500 horas nos últimos três meses. O resultado é que o público verá no palco movimentos delicados e precisos, tudo ao som de 33 músicos da OSP, que tocam músicas consagradas de autores como Vivaldi e Boccherinni.

Terra Brasilis é composto por duas coreografias, Piá e Outras Estações. Jorge Garcia e Alex Soares, dois nomes de destaque da nova geração de coreógrafos contemporâneos no país, foram convidados para criar as obras. A direção do Balé Guaíra é da Luiz Fernando Bongiovani. 


via AEN

Comentários