Museu Municipal de Arte inaugura exposição “Oxigênio”

 

Divulgação

Os oito artistas que participam da exposição Oxigênio combinaram em torno de dois átomos de oxigênio que unidos formam o O² e depois de muitas inspirações e expirações cada artista com a mente e corpo oxigenados foi desenvolvendo sua poética em gestos gráficos, fotográficos e pictóricos. 

 


             A artista Ana Serafin no seu percurso pelo universo da pintura abstrata faz nascer na superfície da tela massas de cor que dançam num ir e vir de interações como numa interminável “dança cósmica”, como ela mesma diz. 

Márcia Dalcin também caminha pelos vastos campos das criações abstratas pictóricas, seu gesto é amplo quer abarcar toda a superfície da tela fazendo com que surjam traços e curvas que se entrecruzam em urdiduras cromáticas. 

O olhar fotográfico singular de Faisal Iskandar capta os grafismos, formas, abstrações que se escondem na urbe e vai revelando os desvãos que escapam ao olhar comum, envolvendo-os num imenso universo de ar azul. 

Ana Procopiak explora as transformações provocadas pelo agente oxidante O² numa superfície de ferro aonde riscos, manchas, formas, texturas vão se formando pela ação do tempo e registra fotograficamente as transformações da superfície ferrosa. 

A artista Cintia Kava em suas pinturas dirige seu olhar ao ser humano. Em pinceladas precisas ela vai construindo um corpo que apesar das perdas e ganhos, fala da grande aventura humana de ser e estar no mundo. 

Exposição Oxigênio Cintia Kava/reprodução

Nas pinturas de Regina Azolin (In Memorium) o espaço urbano é o foco de interesse. A artista percorreu a cidade e foi registrando na memória sua luz, cor, atmosfera e transferiu para a tela outra cidade, aquela que seu imaginário recriou. 

A dupla de multiartistas Alexandre Linhares e Thifany F.  apresentou na abertura da exposição uma ação performática chamada de  vidavideogame, onde o figurino, o traje, a vestimenta construída por Thifany F. e vestida por três pessoas, foi pintada com pincel e com as mãos ao vivo por Alexandre Linhares. 

Serviço:

Exposição Oxigênio


Artistas:

Ana Procopiak,

Ana Serafin,

Cintia Kava,

Faisal Iskandar,

Márcia Dalcin,

Regina Azolin (In Memorium),

Alexandre Linhares

e

Thifany F.


Período: 9 de Abril a 26 de Junho de 2022

Onde: Sala Domício Pedroso - Museu Municipal de Arte

Endereço: Av. República Argentina, 3430, Portão - Curitiba 

Horários: Das 10h às 19h de Terça a Domingo. Visitas gratuitas.

Comentários