Paisagismo de Benedito Abbud ganha destaque no Bigorrilho

  


Álamo, residencial em construção da incorporadora Monarca,

 enaltece os cinco sentidos com uso de espécie monumental,

 jardins de cura e colmeias de abelhas nativas sem ferrão

 


          Curitiba, 26 de abril de 2022 - A Monarca, uma das mais tradicionais incorporadoras imobiliárias de Curitiba, que completa 25 anos em julho de 2022, destaca a evolução do Álamo, residencial de alto padrão estrategicamente localizado no Bigorrilho. Com projeto paisagístico arrojado, assinado pelo premiado arquiteto paisagista Benedito Abbud, o empreendimento sugere aos futuros moradores a contemplação dos cinco sentidos, uma vez que integra partes externas e internas, além de revelar novas formas de sentir, ouvir, ver e se conectar com o mundo.

Abbud explica que, atualmente, o mercado imobiliário passa por uma profunda transformação, que aponta as áreas verdes como protagonistas, não apenas superando questões estéticas, como também vinculando-se à sustentabilidade ambiental, social e pessoal. “Fala-se muito em salvar o planeta, mas não adianta fazer isso se o homem acabar com ele. É preciso ter uma visão conjunta e equilibrada dessas três esferas. De um ponto de vista pessoal, se não estamos bem, também não podemos ajudar ao outro” avalia o paisagista, que teve seu projeto aplaudido no MIPIM 2019, um dos maiores eventos internacionais do mercado imobiliário, realizado em Cannes, na França.

O coordenador paisagístico do Álamo observa que o protagonismo do paisagismo no mercado imobiliário vem ganhando espaço desde a década passada, com estudos sobre os healing gardens ou jardins de cura. “Estes estudos verificaram que pacientes de hospitais que tinham mais contato com a natureza (saíam para tomar sol, sentir a brisa, ver a água) tinham uma recuperação mais rápida do que aqueles que ficavam reclusos”, acrescenta. Mais tarde, o termo healing garden evoluiu para o conceito de biofilia (ato de viver entre o verde e a natureza, sobretudo, nas grandes cidades). “Curitiba se encaixa muito bem neste perfil, e os maiores escritórios de arquitetura do mundo utilizam este conceito”, declara.

Quanto à árvore Álamo, que dá nome ao empreendimento da Monarca, Abbud revela que não foi uma escolha aleatória, sendo uma planta que provoca a sensação de monumento, em razão de sua verticalidade. “Como tem uma forma colunar, o Álamo emoldura a paisagem sem excluir a visão do cenário externo”, define.


Álamo inova com a introdução de colmeias de abelhas sem ferrão

Com apenas duas torres e apartamentos de 131 a 271m² privativos, de 3 e 4 suítes, o Álamo tem entrega prevista para agosto de 2023. Benedito Abbud revela que o empreendimento pode ser considerado um refúgio urbano por oferecer lazer completo, abraçado pela natureza: “Dispomos de equipamentos para a família toda, desde o cachorrinho até os vovôs. São itens que fazem a diferença na decisão de compra do público”, afirma.

A presença dos cinco sentidos é muito marcante no Álamo. “A escolha das plantas com cores, texturas e folhagens de diferentes formatos tem a intenção de provocar infinitos tons de verde na visão”, acrescenta.

De acordo com o empresário Seme Raad Filho, diretor da Monarca, o foco nos Cinco Sentidos para o Álamo foi determinante para uma decisão ainda mais ousada e sustentável para o empreendimento residencial. “Decidimos trazer para o empreendimento, depois de pronto, colmeias de abelhas nativas sem ferrão – iniciativa já consolidada pela Prefeitura de Curitiba com os jardins de mel no Parque Barigui, em razão delas serem responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras”, justifica o diretor. “A forte atuação de Abbud em nosso projeto nos motivou a dar um passo mais estratégico na introdução de polinizadores nativos em nossas áreas comuns”, emenda.

Para se ter uma ideia da disposição dos jardins no empreendimento, já na praça de entrada o público irá se deparar com jabuticabas que, além de serem espécies nativas, estimulam também o paladar pelo seu sabor. Neste cenário, estão presentes também as plumerias rubras, conforme detalha Abbud. “Trata-se de uma vegetação de jasmim manga, que exala um aroma delicioso no fim da tarde. Acrescentamos as cerejeiras para dar uma cor e também homenagear o povo japonês, tão importante no Paraná. O projeto tem ainda pitangas e capim dos Pampas, que fazem um belo efeito quando balançam com o som do vento”, descreve.

E tudo indica que, no mundo pós-pandemia, o protagonismo do paisagismo, com a multiplicação de áreas livres e varandas mais generosas, veio para ficar. “É um recurso fundamental também pela possibilidade de prolongar os espaços de lazer. Aqui no Álamo, por exemplo, temos o salão de festas que se abre para uma praça, ou a brinquedoteca que vai para o playground. Entendemos que são funções internas e externas que se correlacionam”, compactua Raad.

Serviço

Álamo Residencial

Endereço: Rua Dona Alice Tibiriçá, 358 – Bigorrilho

Saiba mais sobre o residencial em: www.monarca.com.br. Acompanhe as novidades pelo Instagram @monarcaincorporadora

 

via assessoria

Comentários