Dia das Mães: o Boticário evidencia a jornada desafiadora da maternidade e propõe reflexão sobre o esgotamento materno
Para
a data, a marca almeja ser um agente transformador na rotina das mães e
conscientizar sobre o importante papel da rede de apoio
Que
as mães estão cansadas, todo mundo já sabe, certo? Segundo a pesquisa do portal
Mommys “Mommys e Saúde Mental”, de 2022, 62,7% das mães entrevistadas, quando
questionadas sobre a saúde mental, afirmam que têm sensação de vazio, sendo os
sentimentos de sobrecarga e cansaço os mais mencionados. O mote da maternidade real
tem sido cada vez mais abordado com abertura e profundidade, uma vez que se
conecta com as mães e retrata as verdadeiras experiências, sentimentos e
desafios que envolvem o maternar. Para jogar luz sobre como todos podem apoiar
e participar dessa jornada, o Boticário aborda o território de esgotamento
materno em sua campanha deste ano, dando continuidade a um movimento de apoio e
empatia às mães iniciado em 2022, a partir de sua campanha sobre julgamento
materno.
“Somos uma marca democrática,
com milhões de consumidores, e queremos usar a nossa voz para criar legado
positivo, propondo reflexões sobre temas relevantes para a sociedade. A
proposta aqui é promovermos uma conversa potente e que chame a atenção para um
sentimento que gera muita identificação com as mães, mas que precisa ser mais
amplo - por meio de pessoas que podem apoiá-las - para gerarmos mobilização”,
aprofunda Marcela De Masi, Diretora executiva de branding e comunicação das
marcas do Grupo Boticário. “Somos seres sociais. A jornada da maternidade
também pode ser mais coletiva, quando convidamos o público a ter um olhar mais
empático”, completa.
O filme conceito da campanha,
idealizado pela AlmapBBDO, retrata a experiência de uma mulher que se vê
sozinha com o seu filho bebê em uma ilha deserta, lugar até então desconhecido
por ela. Na ilha, ela fala dos momentos felizes, mas também das pressões,
expectativas e medos que se materializam junto com a chegada da maternidade.
Num misto de pedido de ajuda e expressão do seu sentimento, ela escreve a
palavra SOS na areia. A narrativa se intensifica à medida que as conclusões
sobre o maternar se concretizam.
No ponto de virada do filme,
vemos essa mãe ser apoiada em sua rede - amigos, familiares e conhecidos - que
se unem para tornar sua rotina menos desafiadora, reforçando a provocação de
que a maternidade precisa ser encarada como um processo coletivo. “Ser mãe é
uma experiência única e maravilhosa, mas também traz muitas dúvidas, cansaço e,
muitas vezes, a solidão. Nossa campanha convoca a sociedade a estar ao lado das
mães para ouvi-las e ajudá-las sem julgamentos - é isso que o Boticário irá
estimular na sociedade: uma atitude ativa de escuta e cooperação com as mães ao
seu lado”, comenta Rita Almeida, Head de estratégia da AlmapBBDO. Assista aqui.
Além do filme, que estreou em
TV aberta no dia 19 de abril, a marca se propôs a oferecer um conteúdo
informativo de qualidade destinado às mães e às redes de apoio. A partir de uma
parceria com a The School of Life, organização que se dedica integralmente a
desenvolver a inteligência emocional e ser um espaço de troca e
compartilhamento de ideias, o Boticário irá oferecer conteúdos direcionados a
rede de apoio, como auxílio para desenvolver um olhar mais empático em relação
às mães. Ao todo, serão 3 lives interativas conduzidas por psicólogos, 10
vídeos explicativos sobre temas que envolvem a maternidade e 2 textos em
formato de guia informativo destinado à rede de apoio, disponibilizados no link
https://www.boticario.com.br/seja-rede-de-apoio/.
Alinhado ao propósito de
promover um alívio real na dinâmica do dia a dia materno, os conteúdos contam
com um olhar direcionado às pessoas próximas às mães, entendendo a sua
importância e o papel que podem desempenhar para tornar essa experiência e
vivência menos exaustiva e desafiadora.
Já voltado ao público interno,
a marca tem iniciativas importantes e um time multidisciplinar olhando para
indicadores e formas de acolher e acompanhar o maternar, fortalecendo o papel
da liderança na construção de um ambiente que acolha a parentalidade. “O Grupo
Boticário foi uma das primeiras empresas do Brasil a oferecer a Licença
Parental Universal para seus 14 mil colaboradores, independentemente de gênero
ou configuração familiar. Também temos letramentos focados em vieses de gênero
e maternidade para nossos colaboradores, além de especialistas nas áreas de
Saúde Corporativa, Gestão de Pessoas e Diversidade, Inclusão e Equidade,
olhando para novas formas de sensibilizar e acolher nossos colaboradores nesta
jornada de parentalidade”, reforça Marcela.
via assessoria
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