Uma das tempestades de fogo mais destrutivas da história de Los Angeles mata 5 pessoas e queima 2.000 edifícios


reprodução

              Mais de 2.000 casas, empresas e outros edifícios foram danificados ou destruídos e pelo menos cinco pessoas morreram em incêndios florestais que devastaram comunidades em todo o condado de Los Angeles, tornando esta uma das tempestades de fogo mais destrutivas que já atingiu a região.

 

Os cinco corpos foram encontrados em três estruturas em Altadena, onde o incêndio em Eaton explodiu na noite de terça-feira, dando aos moradores pouco tempo para fugir. Estima-se que mais de 1.000 estruturas foram destruídas no incêndio em Palisades e outras 1.000 danificadas ou destruídas no incêndio em Eaton, de acordo com o Corpo de Bombeiros do Condado de L.A.

 

Os recursos de combate a incêndios ficaram ainda mais tensos quando o incêndio em Sunset eclodiu na área de Hollywood Hills por volta das 17h45. Quarta-feira, provocando evacuações na área do Runyon Canyon. Cerca de quatro horas depois, queimou 60 acres, mas os fornecedores obtiveram grandes ganhos.

 

“É um milagre que nenhuma casa tenha sido queimada aqui”, disse um bombeiro ao The Times.

 

O incêndio em Palisades queimou 17.234 acres na noite de quarta-feira, queimando até a Pacific Coast Highway, onde engoliu casas multimilionárias ao longo do trecho icônico.

 

O chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, Anthony Marrone, disse que embora não tenha havido mortes no incêndio em Palisades, as autoridades viram “um grande número de feridos significativos em residentes que não evacuaram, além dos socorristas que estavam na linha de fogo”.

 

O incêndio em Eaton, que começou na noite de terça-feira, queimou 10.600 acres na noite de quarta-feira perto de Altadena e Pasadena, açoitado por rajadas de vento de até 99 mph, escreveu a equipe da Floresta Nacional de Angeles no X.

 

As causas da morte dos cinco corpos encontrados no incêndio na Eaton não foram determinadas, disse Marrone em entrevista coletiva na noite de quarta-feira. A agência solícita K-9 especializada na detecção de restos mortais, que será usada para garantir que nenhuma outra pessoa fique desaparecida no incêndio, disse Marrone.

 

O incêndio em Hurst, que ocorreu rapidamente em meio a ventos fortes durante a noite em Sylmar, queimou 855 acres na noite de quarta-feira.

 

As causas dos incêndios estão sob investigação e todos os envolvidos 0% contidos, exceto o incêndio de Hurst, que está 10% contido.

 

“O que vimos aqui nas últimas 24 horas não tem precedentes”, disse o chefe do LAPD, Jim McDonnell, na tarde de quarta-feira. “Nunca vi nada assim.”

 

Na quarta-feira, os cerca de 2.500 bombeiros designados para os incêndios de Eaton e Palisades enfrentaram outro dia desafiador de incêndio alimentado por ventos extremos, arbustos secos e baixa umidade. À medida que os grandes incêndios se alastravam, as equipas de toda a região correram para conter pequenos incêndios que surgiram em Fontana, Sun Valley e Brentwood.

 

O xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, disse que 70.000 residentes estavam sob ordens ou avisos de evacuação na área do incêndio em Eaton e que 60.000 residentes estavam sob ordens ou avisos de evacuação na região do incêndio em Palisades. Três pessoas foram presas sob suspeita de saques nas zonas de evacuação, disse ele.

 

“Isso é 100% inaceitável”, disse ele. “Essas pessoas passaram por muita coisa. Não os faça passar por mais do que eles precisam passar.

 

Os avisos de bandeira vermelha permaneceram em vigor no condado de Los Angeles e grande parte do condado de Ventura até quinta-feira, com as autoridades alertando sobre uma “tempestade de vento generalizada, destrutiva e com risco de vida”. Os ventos, que deveriam diminuir durante o dia de quarta-feira, permanecerão e se tornarão mais generalizados nos próximos dias, disseram os meteorologistas.

 

“Ainda não estamos absolutamente fora de perigo”, disse a chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, acrescentando que “estes incêndios estão a levar a capacidade dos serviços de emergência aos limites máximos”.

Os bombeiros reconheceram que foram esmagados pelo poder e tamanho dos três grandes incêndios e que as tripulações e os recursos foram sobrecarregados ao extremo.

 

Os bombeiros foram ouvidos em rádios de emergência solicitando apoio e equipes adicionais, disse Marrone na quarta-feira, reconhecendo que simplesmente não havia pessoal suficiente para uma emergência deste porte.

 

Em Altadena, os carros de bombeiros eram escassos, pois dezenas de casas continuavam em chamas na quarta-feira. Os residentes foram informados de que os recursos eram limitados e, em alguns casos, observaram enquanto os camiões passavam por uma casa para tentar salvar outra. Alguns vizinhos tentaram combater as chamas com mangueiras enquanto outros assistiam incrédulos.


Nuvens de fumaça pontilhavam o céu enquanto incêndios engolfavam casas aleatoriamente. Um trecho da New York Drive, uma via principal, ficou intocado enquanto casas queimavam a menos de dois quarteirões de distância.

 

“Tentamos conseguir a ajuda de que precisavam”, disse Marrone. “Estamos fazendo o melhor que podemos. Mas não, não temos bombeiros suficientes no condado de L.A. entre todos os departamentos para lidar com isso.”

 

Os bombeiros também enfrentaram falta de água em alguns hidrantes em altitudes mais elevadas em Pacific Palisades. O Departamento de Água e Energia disse que o problema surgiu devido à pressão sem precedentes no sistema.

Fonte: Los Angeles Times

Comentários