Blue Shift: oportunidades para a Economia Azul 5.0 no Paraná



Foto: Divulgação
 
Capital paranaense recebe Gunter Pauli para discutir como o estado pode transformar seus recursos hídricos em oportunidades sustentáveis e inclusivas 
 

No dia 8 de agosto, o Paraná será palco de um dos mais relevantes encontros sobre desenvolvimento sustentável e inovação regenerativa do país. O evento “Blue Shift – Oportunidades para a Economia Azul 5.0 no Paraná” acontecerá no auditório da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), das 9h às 11h. A ocasião reunirá especialistas, gestores públicos, empresários, investidores, pesquisadores, acadêmicos e comunidades locais para promover o debate e a articulação de iniciativas voltadas à Economia Azul no Paraná
Organizado por The Blue Economy, Fundação ZERI Brasil, Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e FESP, com apoio da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia no Paraná (ASSESPRO-PR) e patrocínio da empresa de alimentos Nutrimental, o evento contará com a presença do economista belga Gunter Pauli, criador do conceito de Economia Azul.  
Reconhecido internacionalmente por sua abordagem inovadora, Pauli visa transformar desafios ambientais em oportunidades de negócios sustentáveis. Fundador da Fundação ZERI, ele defende uma economia inspirada nos ecossistemas naturais, com foco em emissões zero, uso eficiente de recursos locais e inclusão social
“Precisamos olhar para a interface entre a terra e o mar, onde está a maior oportunidade econômica. É um potencial que poderia impactar fortemente economias como o Brasil, com ampla extensão litorânea”, defende Pauli. 

O “Blue Shift – Oportunidades para a Economia Azul 5.0 no Paraná” visa fomentar políticas públicas, parcerias empresariais e projetos comunitários que aproveitem os recursos naturais do Paraná – especialmente os ligados ao litoral, rios e bacias hidrográficas – de forma sustentável e inovadora.  
Entre os temas do encontro, destacam-se: 
  • O que é Economia Azul 5.0 e como aplicá-la no Paraná; 
  • Casos de sucesso internacionais e brasileiros; 
  • Inovação regenerativa e tecnologias limpas; 
  • Desenvolvimento costeiro sustentável; 
  • Papel das comunidades locais e da educação; 
  • Alfabetização ecológica e pedagogia socioemocional da Economia Azul e da Sustentabilidade; 
  • Políticas públicas e financiamento verde. 
 
“A presença de Gunter Pauli em Curitiba/PR é uma oportunidade única para inspirar lideranças e fortalecer o Paraná como referência em inovação regenerativa e aproveitamento dos recursos naturais. É uma honra para a FESP ser o espaço deste encontro e proporcionar para a nossa comunidade a possibilidade de ser voz atuante nesse tema”, afirma Marcos Schlemm, diretor-presidente da FESP. 

Para o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), Adriano Krzyuy, a discussão é um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável do Paraná, unindo inovação tecnológica, responsabilidade ambiental e geração de oportunidades para a sociedade. 
“Nossa missão, enquanto representantes do setor de tecnologia, é apoiar políticas públicas e parcerias estratégicas para transformar este enorme potencial em valor real, posicionando o Estado como referência em desenvolvimento sustentável, inovação e competitividade global”, conclui Krzyuy. 
Vale ressaltar que o “Blue Shift – Oportunidades para a Economia Azul 5.0 no Paraná” é um evento gratuito. As inscrições podem ser feitas pela [https://:%20sympla.com.br/evento/blue-shift-oportunidades-para-a-economia-azul-5-0-no-parana/3043542]plataforma Sympla
Serviço: 
Evento: Blue Shift – Oportunidades para a Economia Azul 5.0 no Paraná 
Data: 8 de agosto de 2025 
Horário: das 9h às 11h 
Local: Auditório da Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESP 
Endereço: Rua Dr. Faivre, 141 – Curitiba, PR 
Entrada gratuita mediante inscrição prévia pelo Sympla 
 
Sobre Gunter Pauli 

Criador do conceito da Economia Azul (2009) e um dos principais pensadores de modelos econômicos regenerativos e inclusivos, é criador do padrão “Emissão Zero” (1989). 
Chamado pelo Huffinton Post como “o Steve Jobs da Sustentabilidade”, Gunter Pauli é um empresário, economista e autor belga, conhecido e reconhecido mundialmente por seu pioneirismo em sustentabilidade e inovação ecológica. Assessora governos ao redor do globo, agraciado com 3 títulos Honoris Causa, atua e investe em projetos e criador do Porrima, embarcação 100% sustentável, movido por energia solar, eólica e hidrogênio, que realiza pesquisas no oceano.

via assessoria 

Comentários