Domínio da IA e aprendizado contínuo serão decisivos para o emprego no futuro, mostra estudo


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Relatório apresentado pelo Santander revela que brasileiros se destacam globalmente na busca por qualificação: 81% priorizam requalificação e aprendizado contínuo



                A qualificação profissional deixou de ser uma escolha e se tornou uma necessidade urgente. É o que aponta o novo relatório Skills of the Future, realizado pelo Santander a partir de entrevistas com 15 mil pessoas do Brasil e de mais 14 países da Europa e das Américas. O estudo evidencia uma rápida evolução do mercado de trabalho com destaque para o avanço da Inteligência Artificial e a crescente busca por aprendizado autônomo em mercados como o Brasil e outros países da América Latina.

No Brasil, 81% dos entrevistados reconhecem a necessidade de seguir aprendendo de forma contínua - índice que supera a média global. Em relação à Inteligência Artificial, 70% dos entrevistados brasileiros acreditam que o domínio dessa tecnologia será indispensável para manter a empregabilidade nos próximos anos, especialmente em áreas como ciência de dados e tecnologia. Apesar disso, apenas 30% manifestam receio de que seus empregos possam ser substituídos por IA, o que reflete uma visão mais otimista flexível para o futuro.

O protagonismo brasileiro também se confirma no comportamento educacional: 45% já estudam por conta própria, o maior percentual registrado entre todos os países analisados. Essa busca ativa por requalificação se conecta ainda ao uso expressivo de ferramentas digitais de ensino, sendo que 77% dos respondentes já utilizaram plataformas de aprendizado online e 78% aprovam a experiência — reforçando o apetite da população por formatos de capacitação mais acessíveis e flexíveis. Tanto no Brasil como em outros países da América Latina prevalece a visão de protagonismo individual.

“O Brasil tem uma característica muito particular de protagonismo do indivíduo em relação à própria carreira e qualificação. Isso cria uma enorme janela de oportunidade para o Banco seja voz ativa desse movimento oferecendo plataformas abertas como o Santander Open Academy, acessíveis e conectadas às novas demandas do mercado”, afirma Marcio Giannico, head de Universidades e Relações Institucionais do Santander Brasil.

Na América Latina predomina a visão de que cabe ao indivíduo buscar a formação necessária para se adaptar a um mercado de trabalho em constante evolução. Cerca de 32% dos entrevistados latino-americanos afirmam não ter realizado mudança significativa de carreira — o maior percentual entre todas as regiões pesquisadas. A região também apresenta as percepções mais positivas (65%) sobre o impacto das plataformas digitais de aprendizagem e desenvolvimento profissional, e registra o maior nível de disposição para utilizá-las (76%).

O Santander está comprometido em investir 400 milhões de euros no período de 2023 a 2026, com foco nas áreas de educação, empregabilidade e empreendedorismo. A iniciativa visa incentivar o aprendizado contínuo e preparar as pessoas para os novos desafios do mercado, reafirmando o papel da instituição no apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional da sociedade.

Com a participação de especialistas de diversas instituições acadêmicas internacionais, o relatório explora as oportunidades emergentes em educação, empregabilidade e empreendedorismo, oferecendo uma visão sobre como se preparar para os mercados de trabalho do futuro. 

Veja o relatório completo no link Santander.com

 

O Santander e seu apoio à educação, empregabilidade e empreendedorismo:

O Banco Santander mantém um compromisso pioneiro e consolidado com a educação, empregabilidade e empreendedorismo, que vem desenvolvendo há quase 30 anos e o distingue de outras instituições financeiras do mundo. O banco destinou mais de € 2,4 bilhões para esses fins e ajudou mais de 3,7 milhões de pessoas e empresas por meio de acordos com quase 1.100 universidades e instituições (www.santander.com/universidades). O Banco Santander (SAN SM) é um banco comercial líder fundado em 1857 com sede na Espanha e um dos maiores bancos do mundo em capitalização de mercado. As atividades do grupo estão consolidadas em cinco negócios globais: Retail & Commercial Banking, Digital Consumer Bank, Corporate & Investment Banking (CIB), Wealth Management & Insurance and Payments (PagoNxt e Cards). Esse modelo permite que o banco aproveite melhor sua combinação única de escala global e liderança local. O Santander aspira ser a melhor plataforma aberta de serviços financeiros para indivíduos, PMEs, empresas, instituições financeiras e governos, e tem a missão de contribuir para o progresso de pessoas e empresas, fazendo as coisas de forma simples, pessoal e justa. O Santander está avançando na banca responsável e estabeleceu vários objetivos para isso, incluindo a disponibilização de 220.000 milhões de euros em financiamento verde de 2019 a 2030. No primeiro trimestre de 2025, o Banco Santander tinha € 1,4 trilhão em fundos totais de clientes, 175 milhões de clientes, 7.900 agências e 207.000 funcionários.


via assessoria

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