Escolas do interior do Paraná recebem capacitação para educação antirracista

 

Divulgação

O projeto da artista Miriane Figueira capacita professores para ensino da cultura afro-brasileira e leva oficinas com foco em gestão de projetos criativos a partir de 25 de setembro

          A artista Miriane Figueira leva sua obra para o interior do Paraná com um projeto itinerante focado em educação e arte afro-indígenas-centradas. A partir de obras do Projeto Reapropio-me de Mim e Futuro Subjuntivo, a circulação visa promover a discussão sobre identidade, representatividade e empoderamento pardo, negro e indígena, além de capacitar professores da rede pública para o ensino da cultura afro-indígena. A iniciativa também inclui oficinas formativas  com foco na gestão de projetos criativos e acontece entre 25 de setembro e 9 de outubro.

As ações educativas são o ponto central da circulação. Sob o título “Explorando Identidade, Representatividade e Empoderamento Negro e Indígena: Uma Abordagem Antirracista para o futuro”, as oficinas, ministradas por Rodrig Melo e pela artista Miriane Figueira, são destinadas a professores dos Ensinos Fundamental II e Médio, além de educadores da Educação Especial. Com a meta de capacitar 240 professores, as atividades se baseiam em princípios da educação afrocentrada, utilizando as obras de Miriane como ponto de partida para análises e debates. O objetivo é aprofundar o conhecimento dos docentes sobre o tema e incentivá-los a desenvolver práticas pedagógicas antirracistas.

A circulação pelo interior do Paraná é uma mostra artística, e também uma plataforma para o desenvolvimento social e educacional. O projeto, que teve início em 2016, segue tendo novos desdobramentos com foco em fortalecer a educação brasileira e paranaense, assim como amplificar a economia criativa nas comunidades. A iniciativa se destaca como um exemplo de como a cultura pode ser uma ferramenta poderosa para a transformação social, promovendo diálogos essenciais e construindo um futuro mais inclusivo e representativo.


SERVIÇO: Circulação do projeto Reaproprio-me de Mim e Futuro Subjuntivo pelo Paraná com formação para educadores.


Data: 25 à 26 de setembro

Local/escola: Colégio Estadual Adhelmar Sicuro

Cidade: Contenda/PR



Data:  29 à 30 de setembro

Local/escola: Colégio CE Antônio Lacerda Braga

Cidade: Lapa/PR


Data:  1 á 2 de outubro

Local/escola: Colégio Francisco Lechinoski 

Cidade: Quitandinha/PR


Data: 6  á  7 de outubro

Local/escola: Colégio Victor Bussmann CE

Cidade: Campo do Tenente/PR


Data: 8 á  9 de outubro

Local/escola: Colégio Estadual Alvino Schelbauer

Cidade: Rio Negro/PR


Para mais informações acesse as redes sociais do projeto: https://www.instagram.com/mirianefigueira.arte/



via assessoria

Comentários