Embaixador palestino vê espaço para mais cooperação com bloco islâmico

 

Studio Brammer
Alzeben: ‘Halal é filosofia que promove ética, justiça e responsabilidade social’


Diplomata vê maiores oportunidades em mercados halal, de produtos e serviços com especificações de países muçulmanos


            São Paulo, 27/10/2025 - O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, pediu maior cooperação econômica entre o país sul-americano e as nações muçulmanas nesta segunda (27), em São Paulo (SP), em fala no Global Halal Brazil Business Forum 2025, evento sobre segmentos islâmicos de consumo, chamado também de mercados halal. 

De acordo com Alzeben, embora o Brasil mantenha um comércio nas duas vias de US$ 65,219 bilhões com os 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI), segundo a plataforma Comex Stat, do governo brasileiro, ainda é possível ampliar a integração econômica entre as regiões, especialmente em projetos relacionados à produção de bens halal — aqueles produzidos em respeito às tradições da religião islâmica.

“Grande parte desse sucesso [comércio Brasil-OCI] vem do comércio halal”, disse Alzeben. “O Brasil é reconhecido mundialmente pela excelência de seus produtos halal”, referindo-se ao fato de o país ser o maior exportador mundial de proteína animal com esta certificação. “Mas ainda há muito espaço para expandir essa cooperação — integrando mais setores, promovendo investimentos e fortalecendo os laços culturais e humanos que unem nossos povos”, seguiu.

O chefe da missão palestina em Brasília destacou que a produção halal não se restringe a práticas religiosas aplicadas à fabricação de bens. Para ele, o conceito halal, que também se refere a um conjunto de regras éticas que todo muçulmano deve seguir, é também “uma filosofia de vida e de prosperidade que promove ética, justiça e responsabilidade social” quando aplicada aos negócios.

Alzeben ressaltou que a aproximação institucional hoje existente entre o Brasil e os países do mundo muçulmano teve impulso nos primeiros mandatos do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. “Foram anos de diálogo intenso, de acordos e gestos que abriram portas e criaram pontes duradouras”, afirmou.

O embaixador atribuiu a aproximação daquela época ao avanço alcançado no comércio entre as duas regiões. Ele também destacou que proximidade construída é baseada em “ respeito mútuo”, “confiança” e “desejo de construir um futuro” “equilibrado e sustentável”.

Realizado pela Câmara Árabe-Brasileira e pela Fambras Halal, o Global Halal Brazil Business Forum 2025 é patrocinado por MBRF (Marfrig/BRF), Modon, Seara Alimentos, Eco Halal, Emirates, Grupo MHE9, Prime Company, Carapreta Carnes Nobres e SGS.

Leia na ìntegra o discurso do embaixador Ibrahim Alzeben:

Senhoras e senhores,
Distintos convidados,

    É uma grande honra e alegria participar, mais uma vez, do Global Halal Brazil Business Forum. Agradeço sinceramente aos organizadores pelo convite e pela oportunidade de compartilhar este momento tão importante. 

Este fórum tornou-se, ao longo dos anos, um espaço indispensável de diálogo, cooperação e amizade entre o Brasil e o mundo muçulmano. O Fórum Halal reflete a aproximação crescente entre nossas sociedades — uma relação que vai muito além do comércio. Ela se baseia em valores comuns: o respeito mútuo, a confiança e o desejo de construir um futuro mais equilibrado e sustentável. 

O halal, neste sentido, é mais que um conjunto de normas religiosas: é uma filosofia de vida e de prosperidade que promove ética, justiça e responsabilidade social.

Durante os mandatos anteriores do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil viveu um período marcante de aproximação com o mundo islâmico.

Foram anos de diálogo intenso, de acordos e gestos que abriram portas e criaram pontes duradouras. Graças a essa trajetória, nossas relações comerciais e institucionais se fortaleceram, e hoje o comércio entre o Brasil e os países muçulmanos alcança cerca de 70 bilhões de dólares — um resultado expressivo e promissor.

Grande parte desse sucesso vem do comércio halal, um setor que combina qualidade, confiança e sustentabilidade. 

O Brasil é reconhecido mundialmente pela excelência de seus produtos halal, e isso reforça sua imagem de parceiro confiável e competitivo. Mas ainda há muito espaço para expandir essa cooperação — integrando mais setores, promovendo investimentos e fortalecendo os laços culturais e humanos que unem nossos povos.

Que este Global Halal Brazil Business Forum seja, portanto, mais um marco na longa história de amizade e de cooperação entre o Brasil e o mundo muçulmano. 

Que daqui surjam novas ideias, novos projetos e novos compromissos com um futuro de prosperidade compartilhada, de paz e de solidariedade.

Muito obrigado.


Ibrahim Alzeben 
Embaixador da Palestina para o Brasil

Conteúdo fornecido por assessoria de imprensa


Comentários