Documentário do cineasta Max Olsen sobre bairro de São José dos Pinhais será exibido na Cinemateca de Curitiba


Foto: acervo Marli Feeken

Filme “Boneca do Iguaçu – Uma História” é parte da programação do Cine Tornado Festival e será exibido no dia 16 de dezembro, às 19h e 21h30.

         O curta-metragem Boneca do Iguaçu – Uma História, penúltimo filme com roteiro de Xandy Novaski (que também assina a produção executiva) será apresentado em duas sessões na Cinemateca de Curitiba no dia 16 de dezembro (19h e 21h30), como parte da programação do Cine Tornado Festival.

Dirigido por Max Olsen, o documentário de 15 minutos produzido em 2024 por Gilberto Zangrande, apresenta o real motivo de um bairro tradicional na Grande Curitiba receber o título de Boneca do Iguaçu. Mas, por que tal nome?

Angariado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Governo Federal - União e Reconstrução e Prefeitura de São José dos Pinhais / Secretaria de Cultura - Mais Cultura, o filme revela parte da memória dessa belíssima cidade situada na região metropolitana de Curitiba, tendo como destaque um depoimento da protagonista dessa história, Marli Feeken.

O cineasta e roteirista Xandy Novaski ao lado da pesquisadora Marli Feeken: Foto: Gilberto Zangrande

Sobre o festival de cinema:

O Cine Tornado Festival chega à sua 7ª edição na capital paranaense com duas curadorias especiais, Sociedade Invisível e COP-30 Meio Ambiente. As exibições na Cinemateca da cidade consolidam mais uma vez a parceria que ocorre entre o festival e o espaço público desde a primeira edição.

Com curadoria geral e de filmes de Donatella Tornado, o evento já se tornou referência nacional e internacional. Neste ano de 2025, exibirá filmes que abordam sustentabilidade, além de outros temas com relevância social e conteúdo histórico.

Como homenageado deste ano, o cineasta Semi Salomão trará seu longa-metragem A Última Locadora (2022), filme que tem a participação da talentosa atriz Isadora Ribeiro.

O festival acontecerá durante dois dias: 16 e 17 de dezembro. Durante a programação, haverá uma exposição paralela nas dependências da Cinemateca de dois artistas plásticos consagrados no Sul: Douglas Krieger e Janete Martins Paiva.

O Cine Tornado Festival 2025 conta com o apoio institucional do Centro Cultural Ítalo-brasileiro Dante Alighieri e Fundação Zeri e realização da Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.

Acesse o site oficial: https://www.cinetornadofestival.com.br/ para conhecer um pouco mais sobre a programação do evento!

 

Serviço:

Cine Tornado Festival 2025

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – bairro São Francisco)

Curadorias:  geral e de filmes – Donatella Tornado / de filme arte – Roderick Steel / de vernissage – Miguel Júnior e Eluise Araujo Traleski.

Datas:  16 e 17 de dezembro

Programação, filmes e horários: https://www.cinetornadofestival.com.br/

 

Ficha Técnica:

Filme “Boneca do Iguaçu – Uma História”

Direção: Max Olsen / Roteiro e Produção Executiva: Xandy Novaski / Produção: Gilberto Zangrande / Direção de Arte: Eve Teixeira / Assistente de Produção: Douglas Delmar / Câmera, Edição e Finalização: Miguel Júnior / Assistente de Câmera: Cristiane Pavão / Técnico de Som: Thiago Valença / Legendas: Xandy Novaski e Miguel Júnior / Realização: Lei Paulo Gustavo _ Governo Federal – União e Reconstrução _ Prefeitura de São José dos Pinhais – Secretaria de Cultura - Mais Cultura

 

 via assessoria


Comentários