Preservação da memória em celebrações no Paraná
Nos dias 17 e 18 de janeiro, a Comunidade Católica Coreana de Curitiba celebra os 60 anos da Imigração Católica Agrícola Coreana no Brasil. Os eventos ocorrem no Clube Concórdia e na Catedral Metropolitana, reunindo descendentes, autoridades e a comunidade para homenagear sua história de superação.
Para Myong Jae Han, líder da Comunidade, “comemorar os 60 anos de imigração é uma ocasião para revelar e preservar nossa origem aos nossos descendentes, bem como para agradecer a Deus, aos amigos e ao povo brasileiro pela acolhida e pelo apoio ao longo dessas seis décadas”.
No sábado, o evento contará com um jantar típico, uma exposição de fotos históricas e presença de autoridades. Os painéis exibem imagens da viagem dos imigrantes, a instalação na Fazenda Santa Maria, notícias da época e marcos da colônia resgatando a memória da comunidade. No domingo, o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Adenis Roberto Oliveira irá celebrar uma missa bilingue em ação de graças.
A jornada dos pioneiros
Em 17 de novembro de 1965, 53 famílias católicas coreanas partiram do Porto de Busan e chegaram ao Rio de Janeiro em 09 de janeiro de 1966, com apoio do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário, do Itamaraty e de órgãos da Igreja Católica brasileira. No Paraná, desembarcaram em Paranaguá, em 12 de janeiro de 1966, seguiram de trem por Castro até Ponta Grossa e Tibagi, onde ergueram a Fazenda Santa Maria. Construíram casas de madeira, prepararam a terra manualmente para arroz e batata, e criaram granjas para sobrevivência. Valores como disciplina, coletividade, perseverança e ética no trabalho impulsionaram o seu desenvolvimento. Apostando na educação, os jovens percorriam 35 km diariamente para estudar, superando barreiras linguísticas e culturais. Muitos se formaram em medicina, direito e engenharia, migrando do campo para as cidades.
O investimento em educação reflete-se no florescimento da cultura coreana no Brasil. O Paraná tem atraído grandes empresas como a LG, bem como festivais de cinema (KOFF) e gastronomia (Hallyu Korean Fest), além dos fenômenos globais K-Pop, K-Drama e K-Beauty, que conquistam o país.
Comentários
Postar um comentário