Fibromialgia, LER e DORT: dicas de exercícios para alívio da dor
Começou com outubro rosa, depois veio o novembro azul. Mas hoje o calendário anual é super colorido para chamar a atenção da sociedade e promover a conscientização de diversas causas importantes.
Fevereiro tem duas cores: o laranja (leucemia) e o roxo (lúpus, alzheimer e fibromialgia). Somado a isso, a data de 28 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate à LER e DORT.
Tanto a fibromialgia quanto LER e DORT são condições que podem causar muita dor, e entre os tratamentos, está uma questão importante: o exercício físico no combate e melhora dos sintomas.
LER/DORT - Longas horas em posições únicas de trabalho ou movimentos repetitivos ao longo do dia podem gerar formigamento, fraqueza e incapacidade de segurar determinados objetos, por exemplo.
Essas lesões por esforço repetitivo (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) afetam o sistema musculoesquelético e nervoso do paciente. Elas podem ser causadas, mantidas ou agravadas pelo trabalho e atingem diversas categorias profissionais.
O tratamento com maior sucesso é realizado por uma equipe interdisciplinar, e também envolve a prática de exercícios físicos para fortalecer a região do corpo afetada (mais comum em mãos/punhos/braços).
Fibromialgia - É classificada como uma síndrome de dor crônica generalizada, caracterizada não apenas por dor musculoesquelética, mas também por um conjunto de sintomas associados, como fadiga persistente, distúrbios do sono, e até sintomas ansiosos. O tratamento envolve diversos profissionais entre psicólogos, fisioterapeutas, médicos. Mas evidências mostram que medicações isoladas têm efeito limitado, e o exercício físico é uma das melhores opções para alívio dos sintomas.
O professor de educação física Carlos Guimarães, sócio da Lynx Studio, dá dicas de exercícios para fazer em casa e aliviar as dores causadas por esses distúrbios. “É claro que é necessário um acompanhamento médico e multidisciplinar, mas essas dicas certamente vão aliviar as dores”, explica.
Exercício 1
Deitado no chão, com a perna debaixo estendida e a de cima em 90 graus, braços estendidos na linha dos ombros. Realizar movimento de rotação de tronco. 15 repetições, 3 séries.
Exercício 2
Em pé, afastando os pés na largura dos ombros, realizar o movimento de sentar no banco ou cadeira e ficar em pé novamente. Realizar 15 repetições, 3 séries.
Exercício 3
Sentado segurando uma toalha ou cabo de vassoura, puxar o objeto atrás da cabeça espremendo a musculatura das costas. Realizar 20 repetições, 3 séries.
Exercício 4
Braços estendidos fazendo uma flexão de punho. Segurar por 10 segundos e voltar à posição inicial. Realizar 10 repetições, 3 séries. Depois braços estendidos, realizar uma extensão de punho. Segurar por 10 segundos voltando na posição inicial. 10 repetições, 3 séries.
Exercício 5
Apoiar as mãos em uma mesa ou bancada. Palma da mão voltada para baixo e pontas dos dedos para você. Alongar a musculatura por 10 segundos e aliviar o alongamento. Realizar 15 repetições, 3 séries.
Mais sobre a Metodologia Lynx
Nos treinos da Lynx não há monotonia: o professor sempre passa exercícios novos, cada vez que o aluno vai na aula.
A elaboração do plano é baseada nos objetivos, condição física, histórico médico, entre outros fatores importantes, resultando em um treinamento seguro, eficaz e exclusivo. Quer correr a São Silvestre? Emagrecer? Necessidade pós-cirúrgica? Ter mais resistência? Aliviar dores? O treino vai ser focado nessa necessidade, mesclando exercícios de funcional e musculação.
Serviço
Lynx Studio
Lynx Boqueirão: Major Theolindo Ferreira Ribas, 2290
Lynx Hauer: Rua João Soares Barcelos, 363
Lynx Bacacheri: Rua Nicarágua, 679
Lynx Cristo Rei: Rua Oyapock, 677
@olynxstudio
via assessoria
Comentários
Postar um comentário